domingo, 17 de fevereiro de 2008

Rendendo bons frutos



Pense em um filme que, desde as primeiras gravações, faz sucesso. Adicione uma publicidade inesperada e bilheteria bastanta lucrativa. Lembrou do Capitão Nascimento? Pois é, você não foi o único.
No Festival de Cinema de Berlim, o diretor José Padilha recebeu das mãos do presidente do júri do evento, o franco-grego Constantín Costa-Gravas, o prêmio Urso de Ouro, pelo seu trabalho com o filme Tropa de Elite, nesse sábado. O prêmio em questão é o maior que o festival oferece.

Tropa de Elite ganhou projeção de forma inesperada, quando antes de seu lançamento, uma das cópias do longa vazou para o mercado pirata, onde estima-se terem sido vendidas mais de 1 milhão de cópias.
Com o ocorrido, o que se esperava era que o lançamento oficial do filme não fosse uma grande surpresa, nem mesmo chamaria a atenção.

Ledo engano.

A bilheteria adquirida não só deu lucros infindáveis à equipe, mas garantiu projeção internacional no mercado do cinema, feito esse conquistado outrora apenas por Central do Brasil, com Fernanda Montenegro ganhando esse mesmo prêmio por Melhor Atriz.
Tropa de Elite conta a história do Capitão Roberto Nascimento (muito bem vivido por Wagner Moura), comandante da Equipe Alfa do Batalhão de Operações Especiais do Rio de Janeiro, o popular BOPE. O longa é ambientado no Rio de Janeiro de 1997, época da segunda visita do Papa João Paulo II ao Brasil.
Desejando desligamento das atividades de campo por causa do filho prestes a nascer, Nascimento tem a oferta de uma promoção, desde que fosse cumprida a missão de "aquietar a favela", próxima do local que serviria de hospedagem à Sua Santidade.
Para tanto, o intrépido policial, fervoroso na qualidade de seu trabalho "honesto", passa a coordenar uma turma de treinamento para novos oficiais do BOPE.

O filme pode parecer excesivamente violento e mal-educado, pois sobram sopapos ao pé da orelha e tapas no rosto, bem como execuções e muitas balas disparadas. Junto à isso, palavrões repetidos constantemente.
O longa de José Padilha competia com inúmeros outros filmes, e com a premiação, chegou a superar alguns com indicações para o Oscar.

Nenhum comentário: